PothosSDR – Melhores Ferramentas RTL-SDR Para Windows

O Pothos SDR é um ambiente de desenvolvimento que inclui o conjunto de softwares de fluxo de dados Pothos e ferramentas gráficas, SoapySDR e kit de ferramentas pothos-sdr para hardware que fazem interface com vários drivers de fornecedores de hardware SDR comumente usados e kit de ferramentas GNU Radio para suporte ao processamento de sinais

O instalador do PothosSDR está disponível aqui.

Aqui tem um tutorial que orientará no download e instalação do ambiente de desenvolvimento pré-compilado do Windows PothosSDR. Os usuários garantirão que seus dispositivos SDR estejam instalados corretamente e possam se comunicar com o ambiente.

Instalação

A instalação é o padrão do Windows. Dois cliques no instalador; é recomendável marcar “Add PothosSDR to the system PATH” e mudar o diretório de instalação para C:\PothosSDR

Depois que o ambiente de desenvolvimento estiver instalado, verifique se o dispositivo SDR está visível para o sistema. Normalmente, esta etapa envolve a instalação de drivers do sistema (PCIe/USB) ou a configuração de interfaces de rede, dependendo da interface do PC do seu dispositivo.

Os dispositivos SDR baseados em USB normalmente usam libusb. A primeira coisa a fazer para um dispositivo USB é disponibilizá-lo no libusb usando o Zadig. Simplesmente conecte seu dispositivo SDR via USB e execute o Zadig em todos os dispositivos não reconhecidos. Um atalho do Zadig está incluído no menu Iniciar para o ambiente de desenvolvimento ou então vá para C:\PothosSDR/bin e execute o Zadig.exe diretamente

Utilitários de linha de comando padrão para o seu dispositivo estarão disponíveis em C:\PothosSDR\bin No exemplo abaixo, usamos rtl_eeprom.exe para verificar que o dispositivo RTL foi detectado pelo driver do dispositivo.

O utilitário SDR Soapy

Em seguida, confirmaremos que o Soapy SDR pode encontrar seu dispositivo no sistema. Se o Soapy SDR puder localizar o dispositivo, ele poderá ser utilizado no Pothos através dos blocos de fonte e coletor do SDR. Após instalar os drivers de sistema do dispositivo ou configurar a interface de rede adequadamente (conforme as instruções do fabricante), use o utilitário de linha de comando SoapySDRUtil.exe para localizar o dispositivo:

Como o dispositivo foi encontrado pelo SoapySDRUtil.exe, ele pode ser instanciado usando os mesmos identificadores de chave/valor descobertos:

C:\PothosSDR\bin>SoapySDRUtil.exe --make="driver=rtlsdr" 

Executando o Pothos Flow

Vamos começar visualizando dados de amostra do dispositivo SDR!

Inicie o Pothos Flow no menu Iniciar ou atalho na área de trabalho (essa era uma opção do instalador). Ou abra C:\PothosSDR\bin no Windows Explorer e clique duas vezes no iniciador do PothosFlow.exe:


Nota: Certifique-se de permitir a exceção do firewall para que Pothos Flow funcione corretamente.

Instanciando blocos

No tutorial indicado acima mostra como usar apenas dois blocos, o “Soapy SDR Source” para coletar amostras e o plotador “Spectrogram” para visualizar o fluxo de amostras. Localize esses blocos na árvore de blocos usando o recurso de pesquisa, arraste e solte-os no editor e conecte a fonte à plotadora. Eu testei:


Simple fm demod

Em https://github.com/pothosware/PothosDemos fiz o download do simple_fm_demod.pothos e abri no PothosFlow

Esta é uma demodulação de WBFM simples usando a GUI do Pothos.

Foi preciso ajustar a frequência, o ganho, o volume… O aplicativo possui plotadoras ao vivo para o espectro de RF e a forma de onda de áudio.


Outras Ferramentas

O PothosSDR fornece outras ferramentas de linha de comando do Windows que já foram abordadas em posts anteriores. Isso significa que agora essas ferramentas podem ser usadas no Windows e com praticamente qualquer SDR, como bladeRF, HackRF, SDRplay, Airspy e LimeSDR. Se você não sabe o que as ferramentas fazem, consulte os posts anteriores. Aqui está uma rápida explicação:

      – rtl_fm/rx_fm: permite decodificar e ouvir rádio FM/AM/SSB.

      – rtl_sdr/rx_sdr: permite gravar amostras brutas para processamento futuro.

      – rtl_power/rx_power: permite que você faça varreduras de banda larga em faixas de largura de banda arbitrariamente ampliadas, pulando e registrando os níveis de potência do sinal em vários trechos de espectro.

      – rtl_adsb: um decodificador ADS-B simples.

      – gqrx: receptor SDR de uso geral

      – gnuradio-companion: kit de ferramentas que fornece blocos de processamento de sinal para implementar softwares de rádios.

      – CubicSDR: aplicação que permite navegar no espectro de rádio e demodular sinais.

Como no Softwares RTL-SDR no Ubuntu fiz um teste no Gnu Radio com um Receptor de Rádio FM testei o FM_Receiver_1ch_RTL-SDR disponível para download aqui, com sucesso

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s