COMO E PORQUE CRIAR UM PERFIL FALSO NA INTERNET

INTROComo você deve proteger suas informações pessoais quando os sites insistem em obtê-las? Falsificando-as, simples assim!

Neste post vou explicar como ficar anônimo on-line, falsificando seus dados.

Se você já desejou ser outra pessoa, a web pode tornar seu sonho uma realidade. Revelarei as melhores ferramentas para ocultar suas informações pessoais e a sua identidade real na internet.

Não estou sugerindo que você comece a forjar documentos para dar golpes, não há nada de errado em proteger a sua privacidade ao recusar o compartilhamento de informações – especialmente com sites e serviços que solicitam os seus dados sem a menor necessidade. Você não precisa se submeter a essa intrusão injustificada.

Mostrarei, a seguir, como gerar um perfil falso com apenas um clique, remover a foto dos e-mails e evitar divulgar mais dados do que o necessário. Também abordarei os prós e os contras em usar uma identidade falsa.

CRIE NOME E PERSONALIDADE FALSOS

Há momentos em que não podemos evitar o uso do nome real online – por exemplo, quando estamos pagando por um produto ou serviço, ou quando desejamos exibir ostentação no Facebook (veja o próximo tópico). Para outros sites, é prático e aconselhável que adotemos pseudônimos para evitar, efetivamente, fraudes on-line, e-mails indesejados (spans) ou invasões de privacidade. Portanto, não posso deixar de recomendar o Fake Name Generator.fakenamegenerator

Este site não apenas sugere nomes falsos, mas gera uma série de outras informações para o nosso alter ego, incluindo um endereço realista com código postal (CEP), número de telefone falso que será considerado válido por testes automatizados do site; um aniversário e símbolo do zodíaco; características físicas como altura, peso e tipo de sangue; um emprego e um carro; e até mesmo uma cor favorita. Agora me chamo Kai Pinto Almeida, um Geólogo de 64 anos, de Contagem-MG.

Para acesso ainda mais rápido a informações pessoais fabricadas, existe a extensão do Chrome Name Generator. Com o clique do botão da barra de ferramentas, essa extensão cria perfis aleatórios a partir dos sites Name Fake Generator e Random User Generator, incluindo o primeiro e último nome, endereços de e-mail e senhas, que você pode copiar para os formulários de registro.

USE UM NOME DIFERENTE NO FACEBOOK E NO TWITTER

O Facebook exige que você o uso do nome e do endereço de e-mail verdadeiros no momento da inscrição para uma conta; os “termos e condições” declaram explicitamente que “você não fornecerá informações pessoais falsas” e “você não criará mais de uma conta pessoal”. O objetivo é apenas impedir que as pessoas criem contas falsas com propósitos nefastos, o que considero controverso.

Há dois anos atrás, uma coalizão de grupos de direitos humanos apontou as dificuldades que esta política coloca (e causou) para a comunidade LGBT e membros de grupos americanos descriminados; o Facebook prometeu apresentar uma solução alternativa, mas isso ainda não se materializou. Até o momento, a única maneira de usar um “alias” no Facebook é especificar um apelido. Vá para o seu perfil e clique em Detalhes sobre você. Em Outros Nomes, clique em Adicione um apelido, um nome de registro e digite o apelido que você deseja usar. Selecione Mostrar no topo do perfil, vá para o seu perfil e clique em Salvar alterações. Isso não impedirá que as pessoas vejam seu nome real, mas, pelo menos, permite um toque fake na sua identidade.

Criar um perfil falso, uma conta fake, não é tão simples como parece à primeira vista. Você precisa ser criativo e detalhista o suficiente para não ser descoberto.

Basicamente, só é preciso criar um e-mail, uma conta anônima. Sites como Yahoo, Gmail e Outlook oferecem serviços gratuitos e o nome do verdadeiro usuário só poderá ser revelado através de um mandado judicial! No entanto, o número do seu celular sempre será exigido para a “autenticação de dois fatores“, que consiste em uma camada adicional de segurança para o processo de login da conta, exigindo que o usuário forneça duas formas de autenticação. A primeira forma é a sua senha. O segundo fator pode ser qualquer coisa, dependendo do serviço. O mais comum dos casos, é um SMS ou um código que é enviado para um e-mail. A teoria geral por trás de dois fatores é que para efetuar login, você deve saber e possuir algo a mais; portanto, ao criar um e-mail devemos fornecer um outro e-mail (já existente) ou o seu número móvel – é aí onde o rabo fica preso!

Eu já abordei em um post anterior Como Criar uma Conta de E-mail Anônima  mas as contas dos vários serviços de e-mail anônimos não são aceitos -para a “autenticação de dois fatores“-  pelos serviços top (Gmail, Yahoo, Outlook) nem pelas redes sociais, como o Facebook.

Só resta um número de telefone falso. Para um telefone, pode-se usar algum aplicativo, como Hushed ($1,99/7dias) ou Burner ou comprar um chip pré-pago e gerar um CPF falso em https://www.geradordecpf.org/ ou https://www.4devs.com.br/gerador_de_cpf para ativá-lo; funciona alguns dias – testei com a TIM, ativaram e pediram outro CPF depois de 3 dias.

Para os demais Websites e aplicativos que exigem um registro usando seu endereço de e-mail, não para confirmar quem você é, mas para incomodá-lo com mensagens de marketing – ou “mantê-lo informado sobre as nossas últimas ofertas” – um endereço temporário e falso usar um desses serviços de e-mails descartáveis, pode evitar a invasão de privacidade e/ou um dilúvio de “correio cinzento“, indesejável.Face-nick

O Facebook permite especificar um apelido, mas você não pode usar um pseudônimo.

Ironicamente, no início deste ano, o Facebook foi forçado a admitir que 60 milhões de suas contas são falsas, de forma que, claramente, não impõe rigorosamente a política do nome real! Agora, é também oferecida uma versão Tor (www.facebookcorewwwi.onion) para usuários preocupados com a privacidade.

O Twitter é muito mais relaxado com os usuários que usam nomes falsos, e é por isso que as celebridades são obrigadas a verificar suas contas contra os impostores “se divertindo um pouco”. Isso significa que é fácil inscrever-se sob o pseudônimo ou Twitter_1mudar seu nome de usuário existente sem precisar abrir uma nova conta. Basta clicar no ícone do seu perfil no canto superior direito, escolher Configurações e privacidade no menu drop-down e inserir uma identificação alternativa no campo Nome de usuário. Antes de clicar em Salvar alterações, observe que, se a sua conta tem um distintivo de verificação azul você perderá a conta mudando seu nome.

PREENCHA FORMULÁRIOS ON-LINE USANDO INFORMAÇÕES FALSAS

Inserir o nome e detalhes de contato reais quando se preenchemos formulários on-line não só é tedioso (a menos que você tenha as informações guardadas no seu browser, o que pode ser um risco de segurança), mas também disponibilizaremos os nossos dados para spammers e golpistas. Podemos proteger as nossas informações reais, inserindo informações falsas, usando a excelente extensão do Chrome Fake Data. Ela gera informações pessoais e de contato aleatórias, mas aparentemente verdadeiras, e preenche os formulários da Web sem que precisemos digitar qualquer coisa.

Com um clique com o botão direito em um campo de um formulário podemos escolher as informações falsas no menu lateral – seja um nome ou sobrenome, endereço de e-mail ou postal, senha, número de telefone, nome da empresa ou localização. Fake Data gera até mesmo um texto fictício ‘Lorem Ipsum‘, por exemplo: “Amet iure rerum rerum reiciendis optio” que é útil para preencher pesquisas on-line. Por padrão, o add-on está configurado para inserir dados dos EUA, mas podemos mudar para ‘pt_BR’.

OCULTE A SUA LOCALIZAÇÃO REAL

A localização geográfica, em si, pode não parecer preocupante, mas, quando combinada com outras informações, permite que os sites criem uma boa imagem nossa.

A melhor maneira de ocultar seu paradeiro é justando o navegador para bloquear a localização geográfica; a maioria dos navegadores tem uma configuração que permite interromper rastreamento da localização geográfica.

– No Chrome, clique no botão de menu e escolha Configurações, depois avançada. Na seção “Privacidade e segurança“, clique em Configurações de conteúdo, selecione Localização e altere o controle deslizante para Bloqueado para desativar a localização geográfica completamente ou deixe-o configurado para ‘Perguntar antes de acessar‘ e decidir em um site por site.

– No Firefox, digite about:config na barra de endereços, pressione Enter e aceite o ‘aviso dragão’ e procure a entrada geo.enabled e clique duas vezes nela para mudar seu valor para ‘falso‘.

Firefox_geo

– Para o Microsoft Edge, você precisará desativar o recurso através das configurações de local do Windows 10. Vá para Configurações, Privacidade, Local e role para baixo para ‘Escolher aplicativos que podem usar sua localização precisa‘ e, em seguida, defina para Desligar.

USE O Location Guard PARA DISFARÇAR ONDE VOCÊ ESTÁ

L_Guard.jpgSe você preferir não falsificar completamente a localização geográfica, o que pode impedir que você veja mapas úteis, notícias locais, resultados de pesquisas relevantes e previsões do tempo precisas, você pode usar o Location Guard. Disponível para o Chrome, Firefox e Opera, esta extensão adiciona um “ruído” à sua localização comprometendo a precisão em até três níveis ajustáveis.

O Location Guard também impede a localização a partir do seu endereço IP por sites que usam JavaScript para isso. O ruído é aplicado automaticamente em segundo plano até que você o pause ou mude para permitir sua localização real.

LOCAIS FICTÍCIOS NO ANDROID

Muitos apps Android usam a localização do telefone. No entanto, existe uma opção, destinada aos desenvolvedores de aplicativos, que permite alimentar apps com informações de local fictícias.

– Habilite o menu de “desenvolvedor” ou “Programador”.Android_GeoFake.jpg

– Baixe e instale um aplicativo que altera a posição do GPS, exemplos:

1 – Fake Position

2 – Fake GPS Location

Existem outros na Play Store, basta buscar por “fake gps” para encontrar.

– No menu do android habilite a posição por GPS e desabilite a posição por Wi-Fi.

Para enganar é preciso desabilitar a opção “Alta Precisão” pois essa opção utiliza o WiFi em conjunto com o GPS, é preciso que a opção selecionada esteja na posição “Apenas Dispositivo”, nesse caso o dispositivo usa apenas informações do GPS.

– Dentro do app escolha a posição desejada e ative para iniciar a simulação de posição fake

–  Abra qualquer aplicativo que queira enganar (facebook, twitter, etc…)

No android 6.0 acima é um pouco diferente, ele pede para selecionar qual aplicativo que deseja enganar o GPS, selecione o app que instalou ou um outro especificamente.

Tem alguns apps, a exemplo de apps para taxistas, que não permitem tal procedimento, ao habilitar o “geofake”, de imediato esses apps fecham. Já ouvi falar, nunca testei, que não é possível enganar o Pokemon GO com esse método.

NAVEGUE NA WEB ANONIMAMENTE USANDO TOR

O Tor permite uma das maneiras mais eficazes de se manter on-line anônimo roteando dados do seu computador através de uma série de “nós” para que não se possa identificar quem ou onde você está. A rede Tor nos dar um endereço IP diferente toda vez que enviamos ou solicitamos dados, e já vem com NoScript e HTTPS Everywhere pré-instalados para nos proteger de scripts maliciosos e hackers que possam tentar roubar nossas informações pessoais.

Apesar de sua reputação, como uma ferramenta para acessar a Dark Web, o Tor Browser é completamente legal para usar e improvável que o exponha a conteúdo perturbador, a menos que você o busque expressamente. Aguardem um post sobre Tor e Dark Web, qualquer hora sai do forno.

Vale antecipar que existem os Orfox + Orbot, que permitem uma navegação anônima, usando a rede TOR com o Androide.

ESTEJA EM UM PAIS DIFERENTE

Se o Location Guard não for suficientemente longe para disfarçar sua localização real, uma VPN (rede privada virtual) o deslocará para um país completamente diferente – e é por isso que muitas pessoas usam uma para superar as restrições geográficas. Há dezenas de VPNs para escolher, mas as opções gratuitas tendem a restringir a velocidade da conexão, a quantidade de dados possível de usar a cada mês e o número de países que por onde navegar. As boas VPNs gratuitas incluem TunnelBear, que tem um baixo limite de dados de 500 MB por mês, mas é muito fácil de usar e tem um modo de sigilo acessível que evita bloqueadores de VPN; Windscribe, que possui uma tolerância de dados muito generosa de 10GB por mês e 11 servidores internacionais; e Hide.me, que é mais rápida do que a maioria das opções gratuitas, com um limite mensal de 2GB.

SE ESCONDA

A tecnologia que usamos revela mais sobre nós do que podemos imaginar. Evite que o hardware e os serviços que revelem à web e a outras pessoas sua identidade e detalhes reais.

Oculte ou altere sua foto dos perfis dos e-mails

O desejo do Google de interconectar todos os seus serviços significa que uma foto do seu perfil, uma vez adicionada à sua conta YouTube, Hangouts ou Google+, também pode aparecer nas mensagens enviadas no Gmail, para que os destinatários possam ver a sua cara. Faça uma rápida navegação em sua caixa de entrada e você verá alguns exemplos de fotos de outras pessoas na parte superior da esquerda de mensagens, ao lado dos nomes dos remetentes. Para que o seu semblante não apareça em sua correspondência, clique na sua imagem, no topo a direita da sua caixa de entrada do Gmail, e altere a imagem para algo que não mostre o seu rosto real – como uma flor, um animal de estimação ou um sapato.

Para remover sua foto dos serviços do Google completamente, vá para a sua página Sobre mim, clique na sua foto de perfil e escolha uma alternativa, menos foto pessoal ou opte por nenhuma foto.

O Outlook.com permite a remoção da foto da sua conta e dos outros serviços da Microsoft muito mais facilmente: basta clicar no ícone do perfil na parte superior direita da sua caixa de entrada, escolher ‘Alterar imagem‘ e clicar em ‘Nova imagem‘ ou Remover.

Não distribua seu número de celular

A identificação da origem de uma chamada telefônica é determinante para a decisão sobre o atendimento, mas há momentos em que você pode querer evitar que a pessoa ou empresa que está chamando identifique o seu número – por exemplo, no caso de telefonarem de volta em uma hora inconveniente ou se você não deseja que seus detalhes de contato sejam registrados. Em um dispositivo Androide, inicie o aplicativo Telefone, pressione o ícone de três pontos na parte superior e escolha Configurações, Contas de Chamadas, “Configurações adicionais“, Id da chamada e selecione a opção ‘Ocultar Número‘. Em um iPhone, vá para Configurações, escolha Telefone e mova o controle deslizante Exibir Identificador de chamadas para ‘Desativado‘. Testei este procedimento com duas operadoras, funcionou para a TIM mas não funcionou para a Oi.

Envie e-mail de uma conta falsa

Normalmente, nós usamos pelo menos um dos nossos nomes reais em nosso endereço de e-mail como forma de marcar nossa identidade. No entanto, em circunstâncias em que não quer revelar nossos detalhes reais, como quando entrar em contato com alguém anonimamente ou para uma mensagem única, você pode usar um nome falso em vez disso.

gmail_fake

No Gmail, clique no ícone no menu superior direito, escolha Configurações e clique na guia “Contas e Importação“. Na seção ‘Enviar e-mail como‘, clique em ‘Editar informações‘ e escolha um nome alternativo para usar. Você também pode inserir um “endereço de resposta” diferente para evitar que as respostas cheguem na sua caixa de entrada padrão. Clique em ‘Salvar alterações‘ para confirmar, mas lembre-se de mudar essas configurações novamente para uma comunicação normal!

PORQUE FAZER UM PERFIL FAKE?

Existem tantas vantagens legais quanto ilegais para fingir ser outra pessoa online. Aqui, descrevo os pontos importantes para termos em mente:

– Com tantas brechas de segurança, usar um nome falso e endereço de e-mail descartável para se registrar com um serviço on-line impede que as suas informações pessoais caiam nas mãos de criminosos. Isto é especialmente verdadeiro se você usar a mesma senha em vários sites porque um determinado hacker tentará, inevitavelmente, usar o seu endereço de e-mail para acessar outros sites que podem conter alguma das suas informações confidenciais, como por exemplo, detalhes do banco. Com uma verificação rápida em I Have Pwned é possível saber se alguma das suas contas já foi comprometida.

– Ao informar o seu endereço de e-mail real e seu número de telefone para um site, mesmo que nunca mais o visite novamente, você receberá mensagens de spam e marketing que podem ser difíceis de cancelar. Informar detalhes ao se registrar nesses sites – ao contrário de, digamos, Amazon ou eBay, que precisam saber quem você realmente é – é, portanto, uma precaução sensata.

– Compartilhar muitas informações sobre online permite que potenciais perseguidores e criminosos possam rastreá-lo no mundo real. Por que criar uma conta que contenha sua data de nascimento real, a menos que você queira ter muitos retornos felizes a cada ano? E por que qualquer site, que não seja algo como uma loja online, precisa conhecer seu endereço postal exato? Mesmo que você não se sinta à vontade criando uma identidade on-line totalmente falsa, poucos detalhes fictícios, na maioria dos casos, são improváveis de causar problemas.

– Falsificar sua localização usando uma VPN ou o Location Guard ajuda a manter sua privacidade e pode ser pausada facilmente quando você desejar compartilhar sua localização. Não existe a obrigação legal de informar aos serviços on-line exatamente onde você está, embora o Pokémon Go bloqueie as ferramentas de GPS que deixem os jogadores falsificarem seus locais!

O QUE NUNCA DEVEMOS FAZER

– Criar um perfil falso em um serviço de namoro ou rede social para enganar as pessoas ao fazer amizades, enganá-las para compartilhar informações com você ou persegui-las por trás de um pseudônimo é ilegal. Isso equivale a uma ofensa ou um assédio. Os sites de namoro, como a Tinder, estão cada vez mais cercando os perfis falsos que são usados para “catfish” de seus usuários (um meio de desacreditar parceiros anteriores ou atrair novos sob falsos pretextos) e, como mencionado anteriormente, o Facebook proíbe as pessoas se registrarem sob diferentes nomes;

– Fique longe de atividades ilegais, como forjar uma certidão de nascimento ou passaporte; e também nunca forneça informações falsas em transações financeiras, como em compra de produtos no eBay, na abertura de uma conta bancária ou na solicitação de um cartão de crédito ou empréstimo. Isto é fraude, não se torne um estelionatário.

– Se você identificar uma conta falsa nas mídias sociais, suspeita de ser para fins maliciosos, não apenas ignore. No Facebook, clique no ícone de três pontos na foto da capa do impostor e selecione Denunciar e siga as instruções. Se você não tem uma conta do Facebook e precisa denunciar alguém que está fingindo ser você, preencha o formulário em https://www.facebook.com/help/contact/295309487309948?helpref=faq_content.

DICAS IMPORTANTES

– Ao escolher a sua foto de perfil, eleja uma que não seja muito “batida”.

– Para testar se sua imagem é vulgar, use o images.google.com e coloque-a no campo de busca para conferir se Google a identificará.

– Não use fotos de outras contas do Facebook, pois o sistema de reconhecimento de fotos do site poderá marcar a pessoa.

– Você não precisa, necessariamente utilizar a foto de uma pessoa. Alguns usuários colocam em seus perfis fotos de mangás, gatos, pássaros…

 Criar um perfil falso não é crime, o crime está nas intenções que alguém possa ter ao criá-lo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s