COMO SÃO CRIADAS AS NOTÍCIAS FALSAS

Falaram muito sobre ‘fake news’ nos últimos 12 meses – O  Collins Dictionary escolheu o termo como uma palavra oficial do ano – o que parece injusto com a mídia responsável, os bots das redes sociais e funcionários do governo russo.

Existem muitas ferramentas on-line para gerar notícias falsas para a “diversão entre amigos”.

Eu, particularmente, gosto mais do Fodey, que oferece uma ferramenta web que gera fake_newspaperrecortes de jornal (clipping). Podemos criar nossos próprios clippings que parecem ser recortados, dobrados e, em seguida digitalizados. O site permite que a criação de esquilos, flores ou tomates falantes, gatos ou corujas conversando, textos animados, e claquete. Anexei uma imagem que fiz; um clipping sobre este blog totalmente fictício.

Existem outros: o Break Your Own News permite fazer uma captura de tela no estilo Sky News, contendo o título, foto e um ticker a escolher, podendo compartilhar ou baixar o resultado. Há, também, o Newspaper Generator, que cria um PDF para download de um artigo jornal falso usando uma breaking-news.pngmanchete, texto e imagem; e o Prank Me Not, que permite criar imagens de falsos tweets e postagens do Facebook.

Por favor, usem apenas para se divertir!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s