Como Criar uma Conta de E-mail Anônima

A Internet não permite o anonimato completo facilmente. Neste post indico algumas maneiras para ficar escondido, pelo menos enquanto enviamos e-mails.

Faço uma análise independente de alguns produtos; não ganho comissões dos links contidos nesta página.

Não faz muito tempo que a economia compartilhada parecia assumir o controle. A privacidade estava morta e ninguém se importava. Mas isso foi na era pré-Snowden. Agora, para alguns, a necessidade de se tornar verdadeiramente anônimo é mais importante do que nunca.

Quando visitamos um serviço on-line as primeiras três opções para inscrição são usar as credenciais do Google, do Facebook ou do Twitter, é quase como uma sutil verificação de antecedentes. Outros serviços – como o Google – exigem o compartilhamento de um número de telefone ou um endereço de e-mail antigo para se inscrever, então não estamos escondendo nossas pegadas.

Mas, o que fazer para configurar um endereço de e-mail que seja completamente secreto e sem nome, sem uma conexão óbvia com você, sem o incômodo de configurar seus próprios servidores?

Digo, ir além de apenas criptografar mensagens; qualquer um pode fazer isso com um e-mail baseado na Web, como o Gmail, usando uma extensão de navegador como Secure Mail by Streak.

Streak

Para clientes de e-mail de desktop, o GnuPG (Privacy Guard) ou EnigMail. O ProtonMail baseado na Web promete encriptação de ponta a ponta com zero acesso aos dados pela empresa por trás dele, além de ter aplicativos para iOS e Android. Mas estes não escondem quem enviou a mensagem.

A seguir, os serviços que devemos usar para criar um endereço de e-mail verdadeiramente sem nome e não identificável. Mas não esqueçam de usar estes poderes para o bem!

Primeiro passo: Navegue Anônimo

Seu navegador da Web está rastreando você, simples assim! Os Cookies e os chamados “Super Cookies” de difícil remoção sabem onde estivemos e o que fizemos e estão dispostos a compartilhar. Claro que não estou falando simplesmente sobre bloquear anúncios segmentados, isso não é um consolo para aqueles que procuram uma navegação anônima.

Ainda que o modo de navegação privada não registre quais sites você visita, é possível rastrear todas essas informações com seu endereço IP. Seu endereço IP é um identificador e um localizador, diz quem você é, sua localização e em que rede você está se conectado à internet.

Para navegar na Web anonimamente (e usar esse anonimato para configurar um e-mail), precisamos não apenas de uma rede privada virtual (VPN), mas também do Tor Browser, um navegador seguro, baseado no Mozilla, do Tor Project. O Tor, anteriormente um acrônimo para The Onion Router, faz com que todo o tráfego que você envia na Internet passe por tantos servidores, que as pessoas na outra extremidade não podem saber onde você realmente está. É mais lento para carregar um site do que com o Firefox ou o Chrome, mas esse é o preço de vigilância.

O Navegador Tor está disponível em 16 idiomas, para Windows, MacOS, e Linux. É autônomo e portátil, o que significa que ele pode ser executado em um pen drive se você não quiser instalá-lo diretamente. É totalmente gratuito. Mesmo o Facebook tem um endereço Tor-secure para proteger a localização dos usuários e permitir que os usuários obtenham acesso em locais onde a rede social é ilegal ou bloqueada, como a China.

Há também uma versão para obter o acesso com Tor ao Facebook em dispositivos Android.

A Rede Tor não é perfeita nem garante 1000% de anonimato. Os indivíduos por trás da Silk Road, entre outros, tentaram isso e falharam. Mas é muito mais seguro do que navegar abertamente. As agências de inteligência americanas gastaram um montão de recursos para conseguir identificar esses caras.

Segundo passo: E-mail Anônimo

É possível configurar uma conta Gmail relativamente anônima, só precisa mentir descaradamente, não fornecer o nome real, localização, aniversário ou o que seja (enquanto usa uma VPN e o navegador Tor, naturalmente).

Eventualmente, fornecer um e-mail e/ou número de telefone falsos. Para um telefone, pode-se usar algum aplicativo, como Hushed ($1,99/7dias) ou Burner ou comprar um chip pré-pago e gerar um CPF falso em https://www.geradordecpf.org/ ou https://www.4devs.com.br/gerador_de_cpf para ativá-lo; funciona alguns dias – testei com a TIM, ativaram e pediram outro CPF depois de 3 dias.

Rushed.png

Quanto ao e-mail, existem vários serviços de e-mail anônimos que podemos usar, então, por que usar o Gmail? A Electronic Frontier Foundation (EFF) recomenda usar diferentes provedores de e-mail pessoal se você deseja anonimato; assim, é bem menos provável que você seja complacente e cometa um erro comprometedor.

Observe que devemos usar um serviço de e-mail que suporte a criptografia na camada de sockets seguros (SSL). Essa é a criptografia básica usada em uma conexão da Web para evitar bisbilhotice casual, como quando estamos comprando no Mercado Livre. Será criptografado quando vemos HTTPS na URL, em vez de apenas HTTP ou aparece um símbolo de um cadeado na barra de endereços ou status do navegador. Os três grandes provedores de webmail (Gmail, Yahoo Mail e Outlook.com) suportam HTTPS.

Baixe a extensão HTTPS Everywhere para Firefox, Chrome, Opera e no Android, para garantir que os sites usem este protocolo como padrão.

Isso tudo pode ser muito bom para navegação na web, mas nem HTTPS nem VPN são suficientes para ficar escondidos ao enviar e-mails. É preciso ficar focado nisso.

Pseudônimos no e-mail (como bonzao@gmail.com) também não são suficientes. Apenas um login sem usar Tor significa que o seu endereço IP real será registrado e isso será o suficiente para você ser localizado. Foi como o General Petraeus foi exposto.

Quando chegamos neste ponto, torna-se importante usarmos um serviço de correio verdadeiramente anônimo na Web; aqui estão alguns dos melhores – alguns são pagos, não os testei. Não tenho dinheiro para gastar com isso.

Hushmail

Recomendado pelo EFF e outros, o Hushmail se gaba por ser fácil de usar, não incluir publicidade e possui criptografia integrada entre membros. Claro, para obter tudo isso, você tem que pagar; porém, uma versão gratuita, oferece 25MB de armazenamento. O acesso pode ser pela interface Web ou iOS.

Fique com um pé atrás, porque o Hushmail já entregou os registros para os federais americanos, e de acordo com os termos de serviço, não se pode usá-lo para “atividade ilegal”, então poderemos ter problemas. Pelo menos está sendo honesto ao assumir.

Hide My Ass!

O Hide My Ass é um serviço de VPN bem popular entre os usuários que desejam acessar conteúdos bloqueados geograficamente, para não mencionar o nível de privacidade bem maior (daí o nome). É pago por mês, seis meses ou por um ano.

O serviço de e-mail anônimo do HMA não é apenas para clientes VPN. Pode-se obter um endereço @hmamail.com que pode ser configurado para durar 24 horas, uma semana, um mês, seis meses ou 12 meses. Há um relógio em contagem regressiva para indicar o tempo que configuramos para ler s mensagens. Na inscrição, ele solicita seu e-mail real para enviar uma nota quando recebemos uma mensagem na conta anônima, mas não é mandatário. A interface não ganha nenhum prêmio – o Hushmail é infinitamente melhor -, mas faz o trabalho. Observe que é apenas para receber, não se pode enviar uma mensagem.

O HMA também possui aplicativos iOS e Android que fornecem conexões móveis seguras, além de textos SMS privatizados e serviços de bate-papo com outros usuários de HMA, não sei se estes serviços são possíveis no Brasil, não conheço outros usuários para testar.

Guerrilla Mail

O Guerrilla Mail fornece e-mails temporários descartáveis. Tecnicamente, o endereço existirá para sempre, e nunca mais será usado novamente. Qualquer mensagem recebida no endereço, será acessível em guerrillamail.com, apenas última hora. Obtém-se um endereço de e-mail totalmente codificado que é facilmente copiado para a área de transferência. Existe uma opção para usar um nome de domínio próprio, mas isso provavelmente não nos mantém fora do radar.

Guerrilla.jpg

O Guerrilla Mail é a maneira perfeita de criar um endereço de e-mail diferenciado, com um endereço de e-mail mais permanente e anônimo ou enviar um e-mail rápido e anônimo instantaneamente, não é necessário qualquer inscrição.

Podemos até anexar um arquivo se for menor que 150MB, ou para enviar bitcoins. Vem embutido no navegador Tor, o Guerilla Mail nos torna praticamente invisíveis. Também está disponível no Android.

Mailinator

Mailinstor

O Mailinator é free, descartável, tem uma interface lisa. Quando for solicitado um e-mail, apenas digite um nome e coloque @mailinator.com no final. Em seguida, visite o site, digite o nome e você verá se recebeu alguma mensagem.

Aqui tem um detalhe: se outra pessoa entrar com o mesmo nome obtém acesso às nossas mensagens recebidas.

Não há senhas. Também não é possível enviar. Para usar apenas em inscrições de serviço rápido. Claro, pode-se pagar para receber em uma caixa de entrada de armazenamento privada de 10MB.

Hide-Your-Email.com

Sem necessidade de inscrição, só precisa inserir o nome do e-mail que deseja para um endereço @pidmail.com e as mensagens recebidas aparecerão imediatamente.

Hide-Your-Email

É simples, mas não é possível enviar mensagens. Pode-se reservar o endereço escolhido com uma senha, sem nenhum custo.

Email On Dek

Precisa de um processo com duas etapas para obter um e-mail gratuito para receber mensagens no Email On Deck, o primeiro passo é um CAPTCHA para garantir que você é um ser humano. Um endereço aleatório será atribuído (como “bethy@l8b2348d.com“).

emailondeck

Pode-se clicar em um botão para criar outro, mas todos são temporários. Não é conveniente usar este serviço se pretender usar o endereço atribuído além de, digamos, uma ou duas horas.

TorGuard Email

O TorGuard é outro serviço VPN global que tem um custo mensal. O serviço também fornece um e-mail anônimo grátis separado, com serviço de armazenamento offshore grátis (10MB) e um serviço com armazenamento ilimitado. Todos eles têm segurança Criptográfica G/PGP de e-mail e sem propagandas.

ProtonMail over Tor

Guardei o melhor para finalizar: o ProtonMail é um ótimo serviço com servidores na Suíça (um país que aprecia o sigilo) que fornece um serviço completamente criptografado. Qualquer um pode obter uma conta gratuita com 500 MB de dados e até 150 mensagens por dia, ou paga 4 euros por mês para obter os recursos avançados. Criptografia é uma coisa, mas o anonimato vem com o suporte específico do ProtonMail para o Tor através de um site onion criado em protonirockerxow.onion. Ele também fornece instruções completas sobre como configurar Tor em sua área de trabalho ou telefone celular.

ProtonMail

Ter usuários anônimos é importante para ProtonMail, não requer nenhuma informação pessoal quando você se inscrever. Ele ainda suporta Autenticação de dois fatores.

No Android

Orbot

No meu Android eu uso o Orbot (Proxy com Tor) com o navegador Orfox.

Bem, no dia-a-dia estou usando e adorando um navegador relativamente novo, o
Brave Browser.Brave.png

Babada em Um Amigo Inspirador

Esta postagem foi inspirada em uma conversa que tive na semana passada com um grande amigo de Vitória da Conquista – BA. O melhor Engenheiro Eletricista (Telecomunicações) que conheço. Rato de Infraestrutura e camaleão na Caatinga, nas Gerais e no Cerrado; grande companheiro de trabalhos no Campo. Acho que Mirandão quer ficar anônimo. Rsrsrs.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s